O que é a laranja?
A laranja é o fruto da laranjeira e tem um sabor que varia entre o doce e o ácido.
Normalmente, esta fruta é descascada e comida ao natural, espremida ou triturada para obter sumo. É também usada em receitas, como bolos, doces ou até mesmo como molhos, como por exemplo, para temperar saladas. As pevides são habitualmente removidas, embora sejam usadas em algumas receitas. A casca é por vezes usada em pratos culinários, para dar cor ao prato, ou mesmo para dar algum sabor.
Sabiam que as laranja doces são denominadas “Portuguesas”? É verdade… a laranja doce foi trazida da China para a Europa no século XVI pelos portugueses, dai se chamarem "portuguesas" em vários países, especialmente nos Bálcãs (por exemplo: laranja em grego é portokali, em turco é portakal e em romeno é portocala e portogallo).
Qual a sua história?
A história da laranja inicia-se na Índia, onde era conhecida pelo nome nareng. Da Índia este fruto espalhou-se pela restante Ásia, passando a denominar-se narang, nome que foi dado a uma cidade paquistanesa, situada na província de Punjab. Da Ásia chegou à Europa através de Portugal.
Um dos primeiros locais da Europa onde se iniciou o cultivo da laranja foi em França, tendo os franceses adaptado o nome narang para orange. Foi com este nome que a laranja veio a ser associada em algumas culturas à cor do ouro. A palavra or, em francês, significa ouro.
Na Ásia e Médio Oriente, onde era conhecida, a laranjeira assumia-se como árvore ornamental e dotada de características extraordinárias. Era muito comum nos pátios das casas árabes abastadas, geralmente associada a uma fonte ou a um lago.
Em várias culturas, os seus frutos foram conhecidos como "maçãs do paraíso". É possível ver em pinturas antigas os frutos da "Árvore da Ciência" representados por laranjas.
Qual o seu valor nutricional?
Cada 100 gramas de laranja contém:
♦ Calorias: 65kcal
♦ Proteínas: 0,6g
♦ Gorduras: 1g
♦ Vitamina A: 195 U.l.
♦ Vitamina B1 (Tiamina): 135 µg
♦ Vitamina B2 (Riboflavina): 150 µg
♦ Vitamina B3 (Niacina): 0,25 mg
♦ Vitamina C (Ácido ascórbico): 48 mg
♦ Cálcio: 45 mg
♦ Potássio: 36 mg
♦ Fósforo: 21 mg
♦ Sódio: 13 mg
♦ Enxofre: 11 mg
♦ Magnésio: 8 mg
♦ Fonte de vitamina C
A laranja é muito conhecida por ser fonte de vitamina C, sendo este o seu nutriente mais importante. Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa. As laranjas produzidas em agricultura biológica, ao que parece, são mais ricas em vitamina C.
A forma mais eficiente de beneficiar de todos os nutrientes da laranja é consumi-la fresca ou beber o seu sumo. O sumo terá níveis mais elevados de quase todos os nutrientes devido à sua concentração. No entanto, uma porção do sumo contém o dobro de calorias e 85% menos de fibras do que a fruta.
A laranja, tal como todos os citrinos, para além dos benefícios conhecidos para o reforço do sistema imunitário, também:
✔ Têm uma forte ação antioxidante
✔ Melhoram a absorção de ferro
✔ Evitam o envelhecimento da pele
✔ Evitam problemas oftalmológicos e derrames
✔ Ajudam a diminuir o stress; melhoram o humor
Fonte: wikipedia
Comentários
Enviar um comentário